quarta-feira, 30 de junho de 2010

A ARTE ATELIÊ Débora Fontes


4 comentários:

  1. O professor verdadeiro é compreensivo, mantem um diálogo aberto, o entendimento e a cooperação são as melhores maneira de se respeitar e ser respeitado. Estas orientações são instrumento de capacidade,clareza, princípios, intelectual demostra conhecimento, e liderança.

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  2. RECREAÇÃO
    Dinâmicas de Grupo
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    89. Dinâmica: "da opinião"

    Objetivo: As pessoas expressarem opiniões umas sobre as outras sem que se saiba quem escreveu o papel.
    Participantes: qualquer grupo
    Material: papel, envelope, cesta, caneta
    Procedimento:
    1.º passo: colocar papéis com nome de cada (todos) componente do grupo em um envelope ou uma cesta.
    2.º passo: pedir para cada componente do grupo sortear um papel ao mesmo tempo.
    3.º passo: marcar um tempo de 5 ou 10 minutos para que todos escrevam nos papéis.
    4.º passo: cada um deverá escrever individualmente o que acha daquela pessoa em que foi tirada no papel.
    5.º passo: o líder deve informar aos participantes que o papel colocado ali deve ser escrito: erros, elogios, críticas ou o que aquela pessoa tirada pode melhorar.
    EU SOU ALGUÉM
    Objetivos:
    Perceber os valores pessoais; perceber-se como ser único e diferente dos demais.
    Material:
    Folhas de papel e lápis.
    Como Fazer:
    1 - Em círculo, sentados.
    2 - Distribuir uma folha para cada um, pedindo que liste no mínimo dez características próprias. Dar tempo.
    3 - Solicitar que virem a folha, dividam-na ao meio e classifiquem as características listadas, colocando de um lado as que facilitam sua vida e do outro as que dificultam. Dar tempo.
    4 - Em subgrupos, partilhar as próprias conclusões.
    Avaliação:
    Qual o lado que pesou mais? - O que descobriu sobre você mesmo, realizando a atividade?
    Comentários:
    1 - A consciência de si mesmo constitui-se no ponto inicial para cada um se conscientizar do que lhe é próprio e das suas características. Com este trabalho é possível ajudar aos participantes a se perceberem, permitindo-lhes a reflexão e a expressão dos sentimentos referentes a si próprios.
    2 - Deve ser utilizada em grupos menores, cerca de vinte participantes.

    DINÂMICA DE INTEGRAÇÃO
    Objetivos:
    Oportunizar um maior conhecimento de si mesmo e facilitar melhor relacionamento e integração interpessoal.
    Material:
    Lápis e uma folha de papel em branco para todos os participantes.
    Como Fazer:
    1 - O facilitador explicita o objetivo e a dinâmica do exercício.
    2 - Em continuação, pede que cada um escreva, na folha em branco, alguns dados de sua vida, fazendo isso anonimamente e com letra de fôrma, levando para isso seis a sete minutos.
    3 - A seguir, o facilitador recolhe as folhas, redistribuindo-as, cabendo a cada qual ler em voz alta a folha que recebeu, uma por uma.
    4 - Caberá ao grupo descobrir de quem é, ou a quem se refere o conteúdo que acaba de ser lido, justificando a indicação da pessoa.
    5 - Após um espaço de discussão sobre alguns aspectos da autobiografia de cada um, seguem-se os comentários e a avaliação do exercício.

    FOTOLINGUAGEM - COMUNICAÇÃO
    Objetivos:
    Olhando para as fotos sobre a realidade que se vive, aprender a ligar dois ou mais fatos e ter uma opinião sobre eles.
    Material:
    Fotos de jornais e revistas espalhadas por toda a sala.
    Como Fazer:
    Os participantes passeiam pela sala, olhando as fotos e escolhem duas fotos que tenham ligação entre si. Depois, durante 7 minutos, pensam nas seguintes questões:
    a) Que realidade me revelam?
    b) Qual a ligação entre elas?
    c) Por que me identifiquei com elas?
    Refletir:
    Cada um apresenta as fotos e as conclusões às quais chegou. O restante do grupo pode questionar a ligação dos fatos entre si e fazer umas duas perguntas para clarear melhor as afirmações.

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  3. O que é Páscoa:
    Páscoa significa passagem. É a celebração mais importante da Igreja Cristã, onde se comemora a "Ressureição de Jesus Cristo". A Páscoa está inserida na Semana Santa, onde na "Sexta Feira Santa" é celebrada a crucificação de Jesus, e no "Domingo de Páscoa" se celebra a Ressurreição e sua primeira aparição para os seus discípulos.
    O "Domingo de Páscoa" acontece após a primeira lua cheia que ocorre no início da primavera, no hemisfério Norte. A Páscoa é uma festa móvel, varia o dia a cada ano, a data é sempre comemorada entre os dias 22 de março e 25 de abril. A Páscoa é comemorada em vários países. Os espanhóis chamam a data de Pascua, os italianos de Pasqua e os franceses de Pâques.

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  4. Símbolos da Páscoa
    Um dos símbolos da Páscoa é o coelho. O animal tornou-se símbolo porque, em tempos antigos, no hemisfério norte, a celebração era exatamente no fim do inverno e o início da primavera, quando os animais apareciam nos campos, com seus filhotes, era a época da fertilidade.
    O ovo também é um símbolo da páscoa, pois representa o começo da vida. Vários povos costumavam presentear os amigos com ovos, desejando-lhes boa passagem para uma vida feliz..

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ARTE EDUCAÇÃO. No seu trabalho criador, o indivíduo utiliza e aperfeiçoa processos que desenvolvem a percepção, a imaginação, a observação, o raciocínio, o controle gestual. Capacidade psíquica que influem na aprendizagem. No processo de criação ele pesquisa a própria emoção, liberta-se da tensão, ajusta-se, organiza pensamentos, sentimentos, sensações e forma hábitos de trabalho. Educa-se.
Ser arte educador é doar-se Débora Fontes
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