quinta-feira, 1 de julho de 2010

FUNDAMENTAÇÃO DA PSICOPEDAGOGIA

FUNDAMENTAÇÃO DA PSICOPEDAGOGIA


Com base de sua investigação científica e fiel a ideia do homem como unidade. Steiner elaborou uma concepção do ser humano e da vida que deu origem a novos impulsos em todos os setores do conhecimento humano.
Mostra como o homem contém em sí cada reino da natureza. Assim, o reino mineral está presente no homem. Em contra partida o reino vegetal se manifesta no homem através dos processos vitais presentes nos líquidos humorais. Sua contribuição inédita consistiu em ter desenvolvido um método de investigação rigoroso que permite incursionar tanto no campo do físico-sensível como no plano espiritual. Segundo Steiner, uma sociedade só pode configurar-se e desenvolver-se de forma sadia e adequada as solicitações da época se levar em conta as dimensões essenciais do ser humano.
Essa visão do homem e da sociedade alimenta e sustenta tudo o que é feito nas escolas Waldorf do mundo inteiro, tanto na ação pedagógica como no que se refere a sua organização institucional de auto gestão colegiada interação socio - comunitária. Com relação a isto os princípios de liberdade no pensar, igualdade no jurídico legal e fraternidade no econômico regem a organização instituncional das escolas Waldorf, que funcionam operativamente segundo a forma democrática e republicana.Os mesmos princípios básicos, regem a organização administrativa, para a qual os pais se organizam junto a toda esfera sócio

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ARTE EDUCAÇÃO. No seu trabalho criador, o indivíduo utiliza e aperfeiçoa processos que desenvolvem a percepção, a imaginação, a observação, o raciocínio, o controle gestual. Capacidade psíquica que influem na aprendizagem. No processo de criação ele pesquisa a própria emoção, liberta-se da tensão, ajusta-se, organiza pensamentos, sentimentos, sensações e forma hábitos de trabalho. Educa-se.
Ser arte educador é doar-se Débora Fontes
www.deborafontes.ning.com